quarta-feira, 21 de maio de 2008

É de criança que se cria o hábito da leitura!

Olá amiguinhos!

Todos os dias assisto o repórter da manhã, Bom Dia Rio, antes de sair de casa para trabalhar.
Descobri numa reportagem que começa hoje, quarta-feira, 21/05/2008, no Museu de Arte Moderna do Rio, a 10ª edição do Salão do Livro para Crianças e Jovens.
Adoro ler e sempre achei que é de criança que se cria o hábito da leitura!
Foi ai que tive a idéia de lembrar, ou pelo menos tentar lembrar o nome dos livrinhos que lemos para fazer provas e trabalhos na escola e colocar aqui no Blog.
Foi um excelente exercício de memória e mais um momento de nostalgia. Não sei se lembrei de todos... e algumas capas são de edições mais recentes.

Vamos lá!


A fada que tinha idéias

Sinopse: As fadinhas aprendem que não se deve sair por aí inventando mágicas que não estejam no Livro das Fadas. Mas vai dizer isso a Clara Luz! Questionadora e criativa, ela quer ter idéias próprias, como transformar bule de café em passarinho, dar vida às nuvens e colorir a chuva. "Quando alguém inventa alguma coisa o mundo anda", é o que ela diz. Mas nem todos aprovam comportamento tão original e inovador. Principalmente a rabugenta Rainha... E agora? O que será de Clara Luz?

Bisa Bia, Bisa Bel
Sinopse: "Quando escrevi Bisa Bia, Bisa Bel só estava com muita saudade de minhas avós. Vontade de falar sobre elas com meus dois filhos. Não imaginava que poucos depois ia ter uma filha e essa linhagem feminina ainda ia ficar mais significativa para mim e que este livro fosse ganhar tantos prêmios e tocar tanto os leitores...." E esta é a história de uma menina e de sua avó e a descoberta de muitas coisas. Ana Maria Machado


Se... Será Serafina?

Sinopse: A cabeça de Serafina faz muitas perguntas que as pessoas grandes nem sempre sabem responder. Serafina adora se esconder e escrever no diário seu dia-a-dia, o aniversário dos amigos...





No Reino Perdido do Beleléu

Sinopse: Tudo que se perde vai parar no Beleléu. Como fazer para encontrar um lugar que nem existe nos mapas? Você conhece aquela famosa frase que dizemos quando perdemos alguma coisa: “Foi pro Beleléu.”? Pois é, foi exatamente isso que aconteceu com o personagem principal dessa história. De tanto perder coisas, Zé Léo foi aprovado no teste da Rainha Maria Porunga III e ganhou uma passagem só de ida para o Reino Perdido do Beleléu.
Este livro foi considerado altamente recomendável para a criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


A bolsa amarela

Sinopse: Esta obra trata-se de um romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) - a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação - por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio ´criança não tem vontade´ - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

Marina, Marina

Sinopse: Estevão, um famoso escritor, decide abandonar tudo e vai viver numa ilha com a filha Marina. Criada em liberdade e em contato com a natureza, a menina tem como maior companheiro o jovem pescador Tonho. Preocupado com a educação da filha, ele decide mandá-la para a casa dos padrinhos, no Rio de Janeiro. Na escola, Marina faz amizade com uma menina negra que enfrenta preconceito. Marina também sofre preconceito dos colegas do colégio e perseguição de Vera, ex-namorada de Marcelo, que se apaixona por ela.


A marca de uma lágrima

Sinopse: Isabel se acha feia. Feia ou não, é uma garota genial, que acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano. O romance da adolescente Isabel, a jovem poeta tímida e sonhadora que conquistou o emocional dos jovens brasileiros.


A Mina de Ouro

Sinopse: Ia ser um piquenique muito agradável. Mas as seis crianças e o cachorrinho Samba resolveram ver aonde ia dar aquela velha escada para o interior do morro.
Desceram e desceram... e de repente não conseguiram mais voltar!
Estavam perdidos... será que para sempre?




Beijocas,
Isabela

Um comentário:

Anônimo disse...

Puts...só vc mesmo né Belinha para encontrar esses livros...tudo de bom...ADOREI...vou até passar para o meu filhote...valeu por resgatar essas lembranças lindas mais uma vez!!!
Cíter Motta